
As transformações que as sociedades têm sofrido nas últimas décadas nas áreas sociais, económicas, políticas e demográficas têm incitado a modificações substanciais nas necessidades de educação e formação, colocando novos desafios e criando novas exigências aos sistemas educativos e formativos.
Com a exigência de evolução e respostas adequadas às necessidades das actuais sociedades, surgiram novas práticas no ensino e na formação que contemplaram as tecnologias de informação e comunicação e o ensino a distância, como forma de resposta a todos aqueles que necessitam de educação/formação sem possibilidade de presença física e de meios capazes de dar respostas diversificadas e flexíveis de acordo com as necessidades dos indivíduos.
Neste contexto, a educação a distância surge como modalidade de ensino e formação cada vez mais relevante pelas suas características de flexibilidade temporal e espacial no que respeita às situações e espaços de formação, mas também pela maior interactividade, comunicação e cooperação permitidas pelos serviços de comunicação em rede.
A inovação tecnológica veio permitir o ensino a distância e com este, tornou possível o acesso a todos aqueles que por qualquer motivo não podem estar presencialmente em locais que lhes permitiriam aceder fisicamente a novas vivências e aprendizagens.
Na sociedade actual o conhecimento e a informação são imprescindíveis para a formação e o sucesso profissional dos indivíduos.
Com a rápida evolução das novas tecnologias, a sociedade, as empresas e também as escolas necessitaram de formar e actualizar os seus intervenientes. Contudo, devido às condições socioeconómicas das sociedades, as pessoas não dispõem de muito tempo nem espaço, o que me leva a acreditar que o ensino a distância surge como uma resposta às necessidades actuais.
Gomes, Maria João (2005). Desafios do e-learning: do conceito à práticas. Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em Educação.
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