O e-learning é um processo de aprendizagem que aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da aprendizagem e da formação. É uma metodologia de aprendizagem e caracteriza-se pelo uso da Internet.
É um processo que permite a flexibilidade em termos de tempo e espaço, em que o professor e aluno, formador e formando não se encontram fisicamente no mesmo local, mas ligados através da rede. É através da Internet que são transmitidos os conteúdos educativos e é feito o acompanhamento.
O e-learning poderá ser definido como uma forma de educação e formação em que a aquisição de conhecimentos por parte dos formandos é baseada na utilização de acções (síncronas e assíncronas), actividades e exercícios; conjunto de orientações/moderações do professor e ainda conjunto de ferramentas de aprendizagem e interacção (ferramentas electrónicas normalmente baseadas na web) que permitem aproximar pessoas com diversas experiências, tendo como objectivo comum a troca e apreensão de novos conhecimentos ou competências, sendo essa aprendizagem comum normalmente mediada por uma instituição educativa.
Retirado de: Gomes, Maria João (2008). Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância. In Revista Portuguesa de Pedagogia; ano 42-2, p.181-202. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário