domingo, 6 de fevereiro de 2011

COMO AVALIAR EM CONTEXTO DE E-LEARNING?

A função básica da formação em geral, e também do e-learning, é permitir que as pessoas aprendam. Numa situação genérica basta apenas que, de forma informal ou formal, sejam adquiridas competências. Essa é, de facto, uma das principais funções do e-learning. De forma individual ou colaborativa, e muitas vezes de forma perfeitamente informal, as pessoas podem aprender utilizando estes meios de aprendizagem.
A avaliação dos sistemas de formação, quando estes se suportam em regimes de ensino a distância em e-learning, segue os mesmos critérios que os sistemas presenciais de formação devem utilizar. No entanto, existem diferenças claras na forma de avaliar as aprendizagens, dado que nos sistemas presenciais a avaliação das aquisições das qualificações pode ser mais fácil. O contacto entre professor/aluno e formador/formando permite garantir um maior grau de certeza quanto à validade da qualificação conseguida.
Nos modelos de e-learning, e dado que a comunicação é muitas vezes apenas mediada pela tecnologia, há que ter uma abordagem diferente, utilizando instrumentos de recolha de dados variados, que permitam garantir a validade das avaliações realizadas. Os instrumentos de avaliação online devem ser diversificados e em comum acordo com os visados. Assim, devem ser esclarecidos os objectivos de cada instrumento, uma vez que esta modalidade coloca ao dispor dos intervenientes várias ferramentas de utilização, desde fóruns, chat, questionários online, blogues, entre outros.

“Importa contudo ter a noção de que o tipo de técnica ou instrumento de avaliação seleccionado deve ser articulado com a natureza do que se quer avaliar e de que alguns tipos de instrumentos de avaliação são mais adequados a certos objectivos do que outros.” (Gomes; 2006: 11)

Muitos autores de referência na área do e-learning defendem também a importância da participação nos grupos de discussão ser alvo de avaliação, como forma de estimular a participação e dessa forma potenciar a construção de Comunidades de Aprendizagem Distribuídas, embora obviamente o sucesso destas esteja muito mais relacionado com as metodologias pedagógicas utilizadas do que propriamente com a avaliação.


LAGARTO, J. R. (2009). Avaliação em e-learning. In Educação, Formação &Tecnologias; vol.2 (1); pp. 19-29, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.

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