domingo, 6 de fevereiro de 2011

TIPOS DE E-LEARNING

E-learning
Apesar de não ser consensual a definição do termo e-learning, podemos considerá-lo como uma modalidade de ensino a distância que possibilita a auto-aprendizagem, com recurso a suportes tecnológicos de informação e serviços em rede. Segundo Gomes (2005), o e-learning está relacionado com a Internet e com o serviço www que permitem o acesso rápido e facilitado de um manancial de informação em diferentes formatos (som, imagem, vídeo,…), como suportes do processo de ensino-aprendizagem.

M-learning
M-learning, de mobile learning, ou educação móvel é uma das derivações da educação a distância ou e-learning. Acontece quando a interacção entre os participantes se dá através de dispositivos móveis, tais como telemóveis, ipods, laptops, rádio, tv, entre outros. O M-Learning é uma maneira excitante, envolvente e motivadora de tentar melhorar a aprendizagem dos alunos/formandos usando tecnologias móveis.

B-learning
B-learning, é um derivado do E-learning, e refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido à distância, normalmente pela internet. Inclui necessariamente situações presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto, combinado.
Pode ser estruturado com actividades síncronas, ou assíncronas, da mesma forma que o e-learning, ou seja, em situações onde professor e alunos/formandos trabalham juntos num horário pré-definido, ou não, com cada um a cumprir as suas tarefas em horários flexíveis.

GOMES, M.J., (2005). E-learning:  reflexões sobre o conceito. In DIAS, Paulo; FREITAS, Cândido Varela de (Org.), Actas do Congresso Internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho. pp. 229-236.

Nenhum comentário:

Postar um comentário